25 de abril de 2015

Resenha - O doador de memórias:

  Hellou, hoje temos resenha yaaaay, já faz tempo que não faço resenhas aqui, mas tenho várias para fazer agora hahaha.
  O doador de memórias foi publicado em 1993, mas ficou bem conhecido depois do filme com a Taylor Swift, Jeff Bridges, Maryl Streep e Brenton Thwaites. Ainda não assisti o filme, então não posso dar opinião sobre a comparação entre livro e filme.
  "Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente – o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. 
  Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo
nunca mais será o mesmo."

  Antes de realmente saber a história do livro, só tinha visto o trailer do filme e achava que ia ter altas explosões, bem livro/filme de ação, mas na verdade não era tão louco hahaha.
  É um livro mais calminho, que mostra toda a evolução e descobertas de Jonas durante seu treinamento, claro que há momentos mais tensos em relação ao que ele vive e vê do passado.
  Levando em conta que no livro Jonas tem 12 anos, podemos ver que o começo a escrita é mais infantilizada, mas vamos percebendo a alteração da identidade do personagem para uma pessoa mais séria.
  O livro é de leitura fácil, mas meio vago, não há muitos detalhes sobre a comunidade, as memórias e tudo ao redor de Jonas. Para ler o livro é bom ter uma mente aberta para imaginar o que está ocorrendo. O final, também é meio vago, então se você têm problemas com finais sem muitas explicações do que vai ocorrer após, é melhor se preparar hahaha.
  Gostei do livro, não diria que é um dos meus favoritos, mas é realmente muito bom, acho que não gostei tanto porque te dá aquela agonia de não saber o que vai acontecer hahaha.
  Vou tentar assistir o filme para conseguir fazer uma comparação aqui no blog, até o próximo post.

3 comentários:

  1. HOOOOOOOOOOOOOYE!
    G-ZUS, eu não sabia que a Taylor Swift tava nesse filme, e pra mim ela tava irreconhecível sem o cabelo loiro hahaha. Então, muitas pessoinhas do world estão falando desse livro, mesmo sendo não tão detalhado assim no enredo, eu me interessei por ele e talvez eu leia brevemente! NHAAAAAAAAWN, que blog mais lindo ♥ Adorei aqui (:

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa, e é mesmo, eu também nem reconheço ela olhando para a capa ou o trailer do filme.

      Excluir
  2. Li o livro antes de ver o filme, achei o livro incrível, meus olhos se enchiam de lágrimas enquanto lia, fora as mil reflexões que ele me causou. Odiei o filme com todas as minhas forças, detesto quando enchem de explosões pra chamar atenção para o filme e saem da história do livro, mas claro, é tudo uma questão de adaptação.

    www.faltouacucar.com

    ResponderExcluir