28 de janeiro de 2015

Livro vs. Filme - O Menino do Pijama Listrado:

  (Alerta de spoiler, e acho que minha mão ficou muito laranja na foto)
Provavelmente todo mundo conhece, ou já ouviu falar, a história do menino do pijama listrado. Aquela do garoto alemão que se muda para o interior da Alemanha por conta do trabalho do pai. Lá ele conhece um garoto judeu que estava em um campo de concentração, vão se passando os meses e eles vão se conhecendo cada vez mais. No último dia de Bruno (o garoto alemão), decide ajudar Shmuel (o judeu) a encontrar seu pai que "misteriosamente" desapareceu, e então você já pode até imaginar o que aconteceu.
  Bom esse foi um resumo bem tosco da história, mas já da para imaginar um pouco, no post eu vou fazer uma comparação entre o filme e o livro, e o que achei de ambos.
  O filme e o livro são praticamente iguais, acho que as únicas coisas que mudam no filme é um pouco da perspectiva, a emoção e o egoísmo.
  Sinceramente achei o livro fraco, não me envolveu e não fiquei triste ou emocionada.
  No livro Bruno é meio egoísta sem perceber, reclama da vida que tem, enquanto Shmuel vive uma vida trágica. A leitura é bem infantilizada, por ser contada por um garoto de 9 anos e seu ponto de vista, que é exclusivamente de Bruno, menos no epílogo (não é mostrado no filme).
  O filme mostra um ponto de vista mais geral e adulto, mas sem deixar de lado a infantilidade. Há muitas cenas que mostram a situação geral, como os sargentos assistindo uma "propaganda" dos campos de concentração, e mostra como os sargentos e soldados lidavam com os judeus.
  Por mim é muito mais emocionante a maneira que mostram a história no filme, mesmo tendo um coração de pedra ou gelo para histórias, eu consegui sentir um tiquinho da tristeza no final do filme.
  Acho que quem leu e assistiu pode ter concordado com o meu ponto de vista, outros não, mas caso você queira ler e assistir tente dar uma comparadinha.

4 comentários:

  1. Eu amo, o menino do pijama listrado. Acho que é um excelente filme. Nunca li o livro, mas se o filme é emocionante demais. Eu adoro filmes que se passam em épocas de guerra. É bem emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é maravilhoso mesmo, mas não consigo me emocionar muito (sou meio durona para filme e livro), mas é bem bonita a história, mas achei que a maneira em que foi escrita não me amarrou tanto, mesmo sendo uma trama muito bonita.

      Excluir
  2. Pense num livro que eu quero muito ler, mas nunca tive oportunidade. Sempre que vou em livrarias, não o acho em destaque, ai acabo esquecendo e levando outros titulos :/ , mas um dia ainda compro o bendito hahaha

    www.leitecombiscoitos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre pela internet, eu comprei (minha mãe hahaha) no cabelereiro, sempre tem alguém que fica vendendo essas coisas, tanto que a gente compra um mundo de tralha quando vai lá.
      Mas a história é bem bonita, mesmo sendo fraco o enredo.

      Excluir